Thursday, December 20, 2007

do BBB

"BBB" significa Bombay Before the British. E ainda antes de ser Bombay era Bombaim e ainda antes disso, os portugueses chamavam-lhe a ilha da Boa Vida. Alguns dizem ser esta mesma ilha a inspiração para a ilha dos Amores do canto IX. Depois a mesma ilha foi entregue em dote de casamento a um rei inglês. Que a achou feia e doentia. E não lhe tocou. E deixou-a para a East India Company. Aí os portugueses tentaram comprá-la de volta. Mas já era tarde.

"BBB" significa Bombay Beyond the British. O que interessa isto aos 15 de milhões de Mumbaikars? absolutamente nada. A não ser a um, ou a dois, ou a três...e a ideia vende-se.

"BBB" significa Bombay Back to Basics. Quando havia apenas uma pequena rede de aldeias, coqueiros, barquinhos de pescadores, os missionários a espalhar as entranhas das vacas pelos locais sagrados dos Hindus e os fidalgos portugueses a almoçarem tranquilamente à beira-rio.

3 comments:

Anonymous said...

o boneco é fabuloso. já o piquei, com licença. vi guardas de terraço parecidas não há muitos dias, no rajastão. dá para saber respectivas coordenadas (do boneco)? segue-se statement. tarãnnn: nós, funcionários da memória, fazemos o que temos que fazer. como diz um amigo arquiarquivista: a minha função, o meu prazer, é arquivar da melhor maneira que sei. nós cumprimos. o que nossos contemporâneos e seus filhos fazem/farão das memórias que resgatamos, guardamos e interpretamos (pós-modernamente, "que construímos") is up to them: de uma maneira ou outra, cumprirão também. não tenho ninguém com quem falar da índia. uma chatice. namastê helena bê

Anonymous said...

Obrigado, Helena Bê, pelo teu statement...quanto a falar da índia e dos europeus que por lá andam e andaram, é das poucas coisas que posso fazer a noite toda. namaskar

Anonymous said...

caro anónimo, namaskar.

não são tanto os europeus na índia q me parecem "interessantes" (melhor um adjectivo qs neutro, prevenção ct "emportements"). é a índia mesmo. que é que lá há que põe uma pessoa a voar/planar, e o efeito dura (em decrescendo, pois é), mesmo depois de se aterrar na portela. bem aventurança, mas activa. nada importa verdadeiramente muito, embora todas as coisas pareçam mais vivas e talvez urgentes. explicação clássica: aquela extraordinária confusão, onde cabe tudo - os extremos todos, ou pelo menos muitos extremos - embrulhado na maior doçura. ... só fumei uns cigarros chamados biddies, coisa deliciosa que também se vende na little india do martim moniz.
agabê