Sunday, December 30, 2007

3 e 1/2 resoluções

São as seguintes, as minhas resoluções para 08:

1. Deixar de roer as unhas

2. Beber mais água

3. Praticar mais sexo

3 1/2. E talvez comprar um Mac

Saturday, December 29, 2007

do BBB que se afasta

As distâncias entre nós podem ser de três tipos: temporais, físicas e fracturais.

À priori, medimos as distâncias físicas num determinado tempo ou período de tempo específico: às 17:45 de ontem estava a 13m de Mr. X; ou então, durante os 3 anos que convivi com Me. Y, estivemos à distância média de 3,45m.

Estar à distância 0m de outro ou de outros é apenas possível se, de facto, estiverem todos os intervenientes à distância temporal 0.

Mas reparem que é possível desconsiderar o factor tempo e apenas pensar em todas as pessoas que passaram ou se detiveram nas coordenadas X,Y,Z desde o início da humanidade. Poderemos abarcar essas pessoas num conjunto e dizer que estão próximas fisícamente, apesar de nunca se terem conhecido.

Contudo, mesmo quando estamos próximos de outras pessoas no sentido físico e temporal, ainda temos a capacidade sublime de nos ausentármos, de nos distanciármos, através de uma fracturação espacio-temporal. Criamos uma fenda onde mergulhamos para outro lugar ou outro tempo ou outro lugar e tempo.

É o que vulgarmente chamamos sonhar; sonhar acordado; ou ainda quando alguém nos parece particularmente distante ou ausente apesar de reagir aos estímulos do contexto espacio-temporal comum.

Monday, December 24, 2007

Paz


Thursday, December 20, 2007

do BBB

"BBB" significa Bombay Before the British. E ainda antes de ser Bombay era Bombaim e ainda antes disso, os portugueses chamavam-lhe a ilha da Boa Vida. Alguns dizem ser esta mesma ilha a inspiração para a ilha dos Amores do canto IX. Depois a mesma ilha foi entregue em dote de casamento a um rei inglês. Que a achou feia e doentia. E não lhe tocou. E deixou-a para a East India Company. Aí os portugueses tentaram comprá-la de volta. Mas já era tarde.

"BBB" significa Bombay Beyond the British. O que interessa isto aos 15 de milhões de Mumbaikars? absolutamente nada. A não ser a um, ou a dois, ou a três...e a ideia vende-se.

"BBB" significa Bombay Back to Basics. Quando havia apenas uma pequena rede de aldeias, coqueiros, barquinhos de pescadores, os missionários a espalhar as entranhas das vacas pelos locais sagrados dos Hindus e os fidalgos portugueses a almoçarem tranquilamente à beira-rio.

Monday, December 17, 2007

S. Gonçalo Garcia (Gass, Índia)

Para mim, a melhor igreja de todos os tempos, a nível arquitectónico...quem quiser visitar: coordenadas 268647m E, 2147024m N.

Buddy e Peggy

No tempo em que a música e as letras eram simples!..

Sunday, December 16, 2007

...finalmente a minha tralha toda num sítio!

Rua João Baptista Lavanha, 55, 4º Dt.
4150-412 Porto
Portugal

Saturday, December 15, 2007

Esposende, 1983

Friday, December 14, 2007


Não caberá neste blog - pequeno e mundano - fazer uma homenagem a alguém tão grande e nobre como foi António Vieira. Nas profissões que exerceu (lavrador, mineiro, guarda-freios) não contribuiu tangívelmente para o avanço das ciências ou para o desenvolvimento das artes. Mas para aqueles que tiveram o privilégio maior de conviver com ele, ficará sulcada na memória a delicada firmeza dos seus gestos; a sábia simplicidade das suas palavras; e a riqueza imensurável da humildade do seu sorriso.

RIP

Tuesday, December 11, 2007

Monday, December 10, 2007

à deriva...

"Mas, acima de tudo, a língua Portuguesa foi profundamente moldada pelo estilo de vida dos Portugueses, marcada pelo mar e pelas navegações, a cada passo, todo nós [...] falamos sem o saber [...] uma língua de bordo.
[...]
Aqueles a quem sorri a fortuna próspera 'vão de vento em popa'. Marcham triunfantes na vida? 'Seguem a todo o pano'. Aceleram a marcha? 'Vão de rota batida'. Guiados por bom caminho por algum anjo protector? 'Têm bom piloto'. E, quando escapam de algum perigo iminente, acolhem-se, como Cabral, a 'porto seguro'. Alguns há menos conscientes de si e por isso 'navegam na esteira dos outros'; e assim como os barcos que vão rebocados, isto é, 'à toa', assim eles vão 'à toa', e, por isso, procedem 'à toa'.
Se os lerdos 'vão na corrente', os mais ladinos e ágeis 'sabem singrar', 'aproveitar a maré' ou 'navegar conforme os ventos'. Mas como a fortuna é vária, quando as dificuldades crescem, o homem 'perde o norte', ou a 'tramontana'. Obstina-se contra eles a desgraça? Levam a 'borda debaixo de água' ou 'estão debaixo do temporal'.
[...]
Até para significar a a nálise ou pintura do próximo se emprega a linguagem náutica. Assim como o navegante deixa cair a sonda para explorar o fundo junto à costa, 'sonda-se' alguém e, se a experiência revelou pessoa de bom natural, diz-se dela que 'tem bom fundo'.
Homem feliz, 'voga num mar de bonança'; negócio que se perde, 'foi-se à vela'; e, tal como se arma a nau e a frota, assim se 'arma uma desordem', um 'reboliço' ou uma 'conjura'. A mesma sabedoria popular, quando incita o tardo à diligência, diz: 'barco parado não faz viagem'; ou se à prudência e revisão: 'quem vai para o mar, aparelha-se em terra'; tanto mais que a experiência ensina: 'grande nau, grande tormenta'. O cauto, por sua vez, 'não mete prego sem estopa' e até, às vezes, faz 'marcha à ré'."

Jaime Cortesão, Os Descobrimentos Portugueses, 1958.

Tuesday, December 04, 2007


Sunday, December 02, 2007

Zé gato blues

O genérico da mais genial série de TV feita no nosso país...ficamos à espera de mais ali no sítio...