Wednesday, November 30, 2005

Dicionário Enciclopédico de Braguítico / Vianês - Português

T

Tâque-xarríu – (B.) Expressão comum do léxico Braguítico e que denota a satisfação de uma tarefa bem concluída ou de uma ideia bem delineada. As origens desta expressão são bastante confusas mas há quem argumente que derive do minhoto “Traque e shíu”, que é como quem diz “Inspira este ar ruidosamente expelido pelo meu ânus e cala-te”.

Taveirançudo – (B., V.) Grande Satã, Belzebu, Coxo, Cabrão-mor, etc. O génio do mal comum às religiões Braguítica e Vianesa. A sua influência era considerável nas terras filisteias e, durante um certo período, chegou mesmo a ser venerado na sinagoga de Lisboa. Nesse mesmo período, a sodomia, a violação, o sadismo e a perversão generalizada eram a regra de conduta por parte dos adoradores de Belzebu.

Távorensis – (B.) Sábio maior do panteão Coimbrão. Líder incontestável do grupo que se aproximava da sinagoga do Porto em termos teológicos e propedêuticos. Os seus enigmáticos sermões eram ditos em sussurros, alegando o sábio que a transmissão do saber era um acto intuitivo e telepático. Não confundir este bom sábio com o maléfico Grande Satã Taveirançudo.

Toutsse – (B.) Expressão empregue pelo Rei quando cometia uma falta grave perante os discípulos ou quando sentia uma dor na virilha.

2 comments:

Anonymous said...

vou analisar...

Anonymous said...

bom comeco