Monday, March 05, 2007

O Meu Regresso

A bem dizer, a viagem de regresso começou nas ruínas de Hampi, às 1630 de Terça. Progredi com o motorista da equipa alemã até Hospet, a 20 min de distância. Aí, constatei que o autocarro que me levaria até Pondá, no estado de Goa, era um "Kadamba"...ou seja, 10 horas de viagem em bancos de madeira numa lata a desfazer-se...ainda por cima, não partia às 1800 como me tinham dito mas sim às 1915...

Cerca da 0300 de Quarta estava a atravessar os Gates, a lua cheia iluminava as curvas que descíamos em primeira...Às 0500 parámos em Pondá. Aqui apanhei uma boa ligação para Panjim - por curiosidade, um "Karnataka State bus"...

Cheguei a Panjim às 0540 e apanhei um "pilot" até casa, que me chulou, claro.

Dormi das 0600 às 1000 e pus-me em campo nos recados que ainda tinha em Panjim. Almoçei na Universidade com o Erwin e a família do A.S.I. e, quando voltei à casa Coelho Velho, apercebi-me que tinha 5 min para fazer a mala...Os 25 min que efectivamente demorei foram compensados por uma condução fulminante do Fernando até o aeroporto...a atingir velocidades inauditas nas estradas Goesas.

Cheguei ao aeroporto exactamente 29 min antes da partida do voo. Infelizmente, o meu canivete suiço foi confiscado por ir na mochila...O avião da Kingfisher ("Fly the good times") fez escala em Jaipur, onde aterrámos às 1830. De Jaipur para Delhi foi mais complicado - 45 min às voltas a Sudeste do aeroporto devido a ventos e trânsito; uma aterragem abortada devido a safanões; mais 45 às voltas ao Norte do aeroporto; enfim, aterrámos às 2100.

No aeroporto doméstico constatei que não ia ter grandes hipóteses de reaver o meu canivete suiço com o meu nome gravado. Apanhámos uma ligação para o aeroporto internacional, onde chegámos cerca das 2230. Até às 0300 de Quinta, estive em filas sucessivas - a 1ª para entrar no aeroporto; a 2ª para as malas de porão passarem no raio x; a 3ª para fazer o check-in; a 4ª para mostrar o passaporte; a 5ª para embarcar...Saímos para Frankfurt às 0315.

Ao meu lado esquerdo: mãe e filha, alfacinhas, tinham visitado o Rajastão e Varanasi e tinham gostado muitíssimo...apesar dos vários "Estes selvajens..." que ouvi em relação aos passageiros de pele mais escura...do meu lado direito: David, agricultor da Républica Checa com ligações às florestas do Himachal e a projectos para salvar a floresta e agricultura tradicional daquela região. Enquanto falava, cardava lã de cabra...

Chegados a Frankfurt às 0730 de Quinta, esperámos mais 4 horas pela ligação a Lisboa.

Em Lisboa, taxi para a Gare do Oriente...intercidades para Coimbra às 1504...

Coimbra...cumprimentar as aranhas. Abrir o frigorífico - maravilhosamente vazio excepto seis super e seis boémias...

São 1700 de Quinta...estou em Coimbra.

Pausa.

No comments: