Tuesday, April 11, 2006

A Grande Novidade da Religião Cristã

A invenção do martírio

mártir: pessoa que sofreu tormentos ou a morte por sustentar a fé cristã;
por ext. aquele que sofre por causa das suas crenças ou opiniões;
pessoa que sofre muito; vítima.

sacrifício: oferta de vítimas ou de donativos à divindade, revestida de certo ritual, para expiação da culpa ou para implorar auxílio; imolação; sofrimento.

(Jesus compreendeu que o melhor método para converter era padecer de martírio. Só havia um senão...como explicar isto aos apóstolos? Não podia simplesmente entregar-se às autoridades romanas - corria o risco de passar por cobarde ou derrotista ou ainda de vacilação da fé. Isto podia deitar tudo a perder. Tinha de ser traído, denunciado. Pois assim como o martírio era essencial para a narrativa da religião, também a existência de um traidor era indispensável... O resto é história)

1 comment:

Catarina Labisa said...

Uma visão maquiavélica do cristianismo. Talvez seja importante contemplar o outro lado das virtudes e poder dizer como disse Jesus a Judas (segundo António Patrício): «Dos doze és para mim o mais amado.» O mais amado, porque o mais traído, aquele que teve de conduzir a traição. Este Jesus simbolista tinha sem dúvida a noção de que há seres que estão predestinados para encarnar os papéis negros da história (os anti-heróis) e que até eles devem ser ocasionalmente resgatados.